titulo original: (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire)
lançamento: 2009 (EUA)
direção: Lee Daniels
atores: Gabourey Sidibe , Mo'Nique , Rodney Jackson , Paula Patton , Mariah Carey
duração: 110 min
gênero: Drama
status: em cartaz
Claireece Preciosa Jones tem 16 anos, está grávida pela segunda vez (de seu próprio pai), sofre abusos físicos e psicológicos de sua mãe, e acaba de ser expulsa da escola. Além disso, sofre de obesidade mórbida e tem distúrbios de aprendizagem. Ah, e sua filha mais velha tem Síndrome de Down. Lendo essas três primeiras frases, sabendo de tanta desgraça contida em uma história só, a vontade que dá é de passar reto pelo filme, não?
Pois não deveria: “Preciosa” é um filme que surpreende. A direção de Lee Daniels é segura e inventiva (destaque para as cenas em que Preciosa fantasia com a fama, que interrompem a trama sempre que ela está prestes a ser atacada, e que de certo modo deixam o filme ao mesmo tempo mais leve e mais pesado do que se mostrasse a violência a que é submetida), e imprimindo à obra um ritmo ágil e às vezes até jovial. E em seu primeiro papel no cinema, Gabourey Sidibe brilha como a personagem-título, expressando as diversas facetas de Preciosa: adolescente, vítima, mãe, mulher, amiga.
Mas o grande destaque do filme é a comediante Mo’Nique no papel de Mary, mãe de Preciosa. Por causa de tudo o que ela causa na filha, seria fácil interpretá-la como um monstro sem coração, mas Mo’Nique consegue humanizá-la ao ponto de que conseguimos compreendê-la, sem no entanto deixarmos de condená-la. Não é à toa que ela tem ganhado vários prêmios por esta atuação (o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores são os de maior destaque), e é considerada a favoritíssima para o Oscar de atriz coadjuvante neste ano.
visitando tu blog desde Reus Catalunya
ResponderExcluirun saludo i obrigado